Renata Elmor | Marketing Advisor

Conheça seu perfil comportamental e terá mais chances de subir na carreira

A impressão é que, para ter sucesso, é preciso liderar. Você pode ser um sucesso dentro do que você pode dar. Quando você entende seu perfil, você pode verificar que seu lugar pode ser ou não na gerência. E você pode então ser o melhor analista que uma empresa pode ter. Quanto mais você se conhecer, mais melhorias consegue implementar.

Vamos partir do pressuposto de que você é bom/boa no que faz. Que cumpre todas as entregas, compromete-se com tudo que assume, é ótimo profissional. A primeira atitude para você ascender na carreira é conhecer seu perfil comportamental. Isso vai te ajudar a entender seus skills e o que precisa melhorar.

Por isso, o primeiro passo é entender o que você é. Conheço profissionais que são ótimos no relacionamento, mas possuem pouca habilidade analitica, ou muito estáveis com pouca ação para resultados imediatos.

Quem geralmente tem dominância alta é, na essência, propenso a ser líder. No entanto, não quer dizer que, se você não possui essa habilidade, você não possa liderar. É preciso que você aprenda a ser líder num momento de decisão, de definição, de posicionamento. Caso contrário, você será um profissional que sempre será liderado, mas não há nenhum problema com isso.

É importante você entender que não se muda a essência do perfil, mas você consegue fazer adaptações. Se as pessoas estão atuando em uma função muito longe do seu perfil, inevitavelmente estarão frustradas, ou deprimidas. Isso é a decorrência  da falta do autoconhecimento. E as empresas percebem esse fato. Atualmente no Brasil em torno de 85% das demissões são resultado do comportamento do colaborador. As contratações feitas por meio da minha consultoria acontecem primeiramente após o conhecimento do perfil comportamental para então iniciarmos a avaliação das   habilidades técnicas dos candidatos.

Quando você entende seu perfil, você pode verificar inclusive que seu lugar não é na gerência. E você pode então ser o melhor analista que uma empresa pode ter. O que ouço muito é que “fulano era o melhor vendedor e foi promovido para chefe do setor”. O que aconteceu? Descambou, porque não tinha perfil para liderar e nem queria isso.

A impressão é que, para ter sucesso, é preciso liderar. Você pode ser um sucesso dentro do que você pode dar. Claro que não é bom ficar na zona de conforto, porque todo  mundo pode melhorar. Quanto mais você se conhecer, mais melhorias consegue implementar.

A coach Liz Borin nos ajuda a compreender  as habilidades de cada perfil. Confira :.

Dominante (D)

São mais diretos, gostam de ditar o ritmo das coisas, e são muito focados no objetivo a ser atingido.

Alguns comportamentos a trabalhar:

Influente (I)

São sociáveis e amigáveis, gostam muito de relações e criar conexões enquanto caminham na direção de seus objetivos.

Alguns comportamentos a trabalhar:

Estável (S)

São relacionais porém buscam maior harmonia e pacificação nos relacionamentos e ambientes.

Alguns comportamentos a trabalhar:

Conforme (C)

São muito interessados por detalhes, métodos, regras e controles.

Alguns comportamentos a trabalhar:

Conhecendo um pouco de cada um dos perfis e como eles podem ajudar ou prejudicar as pessoas no seu ambiente profissional, você vai conseguir reconhecer sua habilidades, seus pontos a desenvolver. E ter consciência do que se quer mudar e atuar sobre isso trará um salto profissional para você. E aquela promoção tão esperada que não saía e você não sabia a razão. Talvez uma delas esteja no seu comportamento. Faça esse teste comportamental da coach Liz Borin e comece a mudança já.

Artigo publicado originalmente no Linkedin Pulse.